A hidrovia do rio Paraguai, considerada uma das principais vias de transporte para minérios e produtos agrícolas no Brasil, assumiu a liderança entre as concessões prioritárias do governo federal. Segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), a concessão dessa hidrovia deve ser concluída até 2025, com a publicação do edital de leilão prevista para o meio do ano. A expectativa é que a consulta pública sobre o projeto aconteça até fevereiro de 2025, com a tarifa da concessão sendo definida até dezembro deste ano.
O rio Paraguai, que atravessa vários países da América do Sul, tem grande importância para o transporte de grãos e minérios do Centro-Oeste brasileiro. A tarifa proposta para a concessão será atrativa, segundo a Antaq, visando garantir a viabilidade do projeto e estimular o uso do modal. A concessionária será responsável por serviços como dragagem e sinalização, essenciais para a manutenção da navegação, e a tarifa será ajustada para cobrir esses custos sem sobrecarregar o mercado.
Além da hidrovia do Paraguai, o governo também está avançando com os estudos para a concessão da hidrovia do rio Madeira, com leilão esperado para 2025, embora o processo tenha sido retardado devido às condições climáticas adversas enfrentadas no rio, como a pior seca registrada em 2024. A Antaq tem adotado cautela na definição das tarifas e na avaliação dos riscos, especialmente após o impacto da seca sobre o transporte e os custos de exportação. A concessão de outras hidrovias, como as do Tocantins e Tapajós, também estão previstas para 2026.