O Hemocentro de São José do Rio Preto (SP) entrou em estado de alerta devido à baixa nos estoques de sangue, especialmente do tipo O positivo. Com a redução drástica nas reservas, a instituição informou que poderá atender à demanda por apenas três dias, o que tem gerado grande preocupação, considerando a alta demanda por transfusões durante o período de férias e recesso. A unidade é responsável por atender 40 instituições de saúde em toda a região de Rio Preto.
A situação tem se tornado mais crítica pela combinação do aumento de acidentes típicos das férias e o maior número de transfusões durante este período. O Hemocentro solicita à população que faça doações para evitar um colapso nos serviços de saúde. Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, com peso superior a 50 kg e boas condições de saúde. No entanto, aqueles que apresentaram sintomas gripais ou alérgicos devem aguardar a recuperação completa antes de se dirigirem aos postos de coleta.
As doações de sangue podem ser feitas no Hemocentro de Rio Preto, que funciona todos os dias das 7h às 13h, na Avenida Jamil Feres Kfouri, 80. Além disso, o Hemonúcleo de Catanduva também está recebendo doações, de quarta a domingo, no horário das 7h às 13h, na Rua 13 de Maio, 974. A colaboração da comunidade é crucial para garantir o fornecimento adequado de sangue à população.