A ex-número 1 do mundo, Simona Halep, anunciou que não disputará o qualifying para o Aberto da Austrália de 2024, devido a dores no joelho e no ombro. A decisão foi tomada após a tenista sentir-se mal após um evento de exibição em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Em suas redes sociais, Halep explicou que, após discussões com sua equipe, concordou que o melhor seria adiar o início da temporada, embora tenha lamentado a situação. Com isso, ela também estará fora de um torneio preparatório em Auckland, na Nova Zelândia.
Halep, atualmente classificada na 877ª posição do ranking da WTA, voltou às competições em 2023, após cumprir uma suspensão de doping. Em 2022, ela foi punida por testar positivo para uma substância proibida, mas teve sua pena reduzida pela Corte Arbitral do Esporte (CAS). Desde o retorno, enfrentou problemas físicos e dificuldades nas competições, com atuações abaixo do esperado. Sua última participação em um Grand Slam foi em 2021, e ela ainda não competiu em nenhum desde o seu retorno.
A romena, que foi vice-campeã do Aberto da Austrália em 2018, planeja um retorno ao circuito no Transylvania Open, que ocorrerá em sua cidade natal, a partir de 3 de fevereiro de 2024. Enquanto isso, o qualifying do Aberto da Austrália começará em 6 de janeiro e o sorteio da chave principal ocorrerá no dia 12.