A Guarda Civil Municipal (GCM) de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, aumentará a presença no centro da cidade durante o mês de dezembro com o objetivo de reforçar a segurança de consumidores e turistas. A ação faz parte da Operação Papai Noel, que visa prevenir crimes, diminuir índices de criminalidade e proporcionar maior tranquilidade à população local. As equipes de segurança atuarão em duplas a pé, de moto e com o suporte de viaturas exclusivas, além da ampliação do sistema de monitoramento por câmeras na região central.
Com o aumento do fluxo de pessoas e a maior circulação de dinheiro devido às compras de fim de ano, as autoridades orientam a população a tomar precauções, como evitar ostentar objetos de valor, ter atenção redobrada com bolsas e celulares, e estacionar veículos com segurança. Além disso, a Secretaria de Segurança Pública recomenda cautela ao aguardar transporte público em locais desabitados. Os lojistas também são incentivados a adotar medidas de segurança, como não manter grandes quantias de dinheiro no local e instalar dispositivos de monitoramento e visibilidade.
A Operação Papai Noel conta com a parceria entre a Prefeitura de Petrolina, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o Sindicato de Dirigentes Lojistas (SINDILOJAS), e as polícias Civil e Militar. A ação busca garantir um ambiente seguro tanto para quem reside na cidade quanto para os visitantes durante as festividades de final de ano.