Os preços dos ovos nos Estados Unidos atingiram níveis recordes devido a um surto de gripe aviária que tem afetado a produção de galinhas poedeiras. Com a redução no suprimento de ovos e o aumento da demanda durante a temporada de festas, os preços no atacado chegaram a 5,57 dólares por dúzia, um aumento de 150% em relação ao ano anterior. Esse aumento é particularmente severo na Califórnia, onde a falta de oferta é exacerbada por regulamentações que proíbem a criação de galinhas em gaiolas. Os preços podem continuar subindo caso a situação se agrave ainda mais ou se os planos de tarifas do governo federal sobre produtos importados da China e México forem implementados.
A gripe aviária tem dizimado rebanhos de galinhas em todo o país, afetando tanto a produção doméstica quanto as exportações de ovos. Desde o início do surto em 2022, quase 123 milhões de aves foram mortas pela doença. As perdas resultaram em uma queda de 3% no número de galinhas poedeiras no país, e a produção de ovos diminuiu em 4%. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) revisou suas previsões de produção e exportação para 2025, elevando a perspectiva de preços devido à escassez de oferta.
Além dos impactos no mercado de ovos, a gripe aviária também afetou a saúde humana, com 61 casos de infecção registrados até agora, sendo que a maioria foi leve. Apesar dos riscos, o USDA está investindo em pesquisas para o desenvolvimento de vacinas que poderiam proteger tanto aves quanto outros animais. O governo dos EUA já começou a financiar a compra de vacinas, e espera-se que essa medida seja mantida no futuro, independentemente da administração política.