Trabalhadores da empresa responsável pela coleta de lixo em Jacareí entraram em greve nesta segunda-feira (2), devido à falta de pagamento de benefícios, incluindo o 13º salário. Aproximadamente mil funcionários, entre motoristas, coletores e varredores, paralisaram os serviços, afetando cerca de 40 bairros da cidade. Em locais como Cidade Salvador e Jardim Califórnia, sacos de lixo ficaram acumulados nas ruas, com risco de se espalharem.
A paralisação ocorreu após o não cumprimento do pagamento do 13º salário, que deveria ter sido pago até o sábado (30), conforme a legislação. Além disso, desde a última sexta-feira, houve o corte de benefícios como o convênio médico e o ticket alimentação, que também não foi creditado até o início da greve. O Sindicato dos Condutores afirmou que a expectativa era de que os pagamentos fossem regularizados até este fim de semana.
A Prefeitura de Jacareí confirmou que não realizou o repasse dos valores à empresa Ambiental, responsável pela coleta de lixo, mas afirmou que o pagamento será efetuado ao longo desta semana. A situação gerou transtornos em diversos bairros, e a reportagem segue tentando contato com a empresa para mais informações sobre a resolução do impasse.