O Grêmio perdeu a oportunidade de garantir matematicamente sua vaga na Copa Sul-Americana de 2025 ao empatar com o Vitória em 1 a 1, na noite de quarta-feira, no Estádio Barradão, em Salvador. Após abrir o placar com João Pedro no primeiro tempo, a equipe gaúcha viu o adversário empatar na segunda etapa, com gol de Alerrandro. O resultado foi mais positivo para o Vitória, que alcançou os 46 pontos e se aproximou da classificação para o torneio internacional, enquanto o Grêmio, com 44 pontos, terá que vencer o Corinthians em casa na última rodada para seguir com chances de se classificar.
A partida foi marcada por um primeiro tempo equilibrado, com o Grêmio sendo mais eficiente nas investidas ofensivas. O time paulista quase abriu o placar com Pepê, mas foi João Pedro quem, após assistência de Pavón, colocou os gaúchos em vantagem aos 36 minutos. No segundo tempo, o Vitória voltou melhor e, após uma boa defesa de Caíque, empatou com Alerrandro, que se destacou na artilharia do Brasileirão. A partir daí, a partida ficou mais truncada, com poucas chances claras de gol.
No final, o empate foi um reflexo do equilíbrio da partida, onde o Vitória, com o apoio de sua torcida, teve maior posse de bola, mas não conseguiu criar chances mais perigosas. O Grêmio, por sua vez, tentou explorar contra-ataques, mas esbarrou na sólida defesa adversária. Com o empate, as duas equipes seguem suas campanhas no campeonato, com o Vitória praticamente classificado para a Sul-Americana e o Grêmio precisando da vitória contra o Corinthians para manter sua chance de alcançar a vaga.