Após a queda da Ponte Juscelino Kubitschek no último domingo (22), o governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Fazenda, reestruturou a fiscalização de cargas nas rodovias do estado. Anteriormente concentrados no Posto Fiscal do Estreito, em Aguiarnópolis, os procedimentos foram redistribuídos para os Postos Fiscais de Bela Vista (Araguatins), Xambioá e Filadélfia, que agora contam com reforço de pessoal e apoio da Polícia Militar para garantir o fluxo de veículos e cargas.
A Secretaria orienta que os motoristas priorizem o Posto Fiscal de Bela Vista, em Araguatins, devido à sua conexão direta com o município de Imperatriz por meio de uma ponte, oferecendo uma rota mais ágil e segura. Já o Posto Fiscal de Filadélfia, embora ainda em operação, enfrenta um grande aumento no fluxo de veículos, o que pode resultar em maior tempo de espera, pois os motoristas precisam atravessar por balsa.
Para aqueles com destino ao Pará, especialmente para Marabá, Belém e outras regiões, o município de Xambioá é uma alternativa viável, já que faz divisa com São Geraldo, no Pará. Além disso, a Secretaria recomenda o Posto Fiscal Transamazônico, em Araguatins, como uma opção para quem se dirige à região Norte do país, incluindo a capital Belém, por ser servido por uma ponte.