O Ministério dos Transportes divulgou uma portaria nesta terça-feira (24) para a contratação de uma empresa responsável pela reconstrução da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, também conhecida como Ponte do Estreito. Localizada na divisa entre os estados do Maranhão e Tocantins, a estrutura foi parcialmente destruída no último domingo (22), quando o vão central desabou, causando a queda de pelo menos 10 veículos. Entre os veículos afetados estavam caminhões, carros de passeio e motocicletas.
A tragédia resultou na morte de quatro pessoas, com outras 13 ainda desaparecidas, conforme informações do Corpo de Bombeiros do Maranhão. A ponte conecta os municípios de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), e o incidente gerou grande comoção na região. O Governo Federal destinou cerca de R$ 100 milhões para as obras de reconstrução, que devem ser concluídas em um prazo de aproximadamente um ano.
A publicação da portaria é um passo importante para a execução da obra, que será realizada de forma emergencial. De acordo com o Ministério dos Transportes, a contratação da empresa responsável pela reconstrução deve ocorrer ainda neste ano, visando restaurar a ligação vital entre os dois estados o mais rapidamente possível. Além disso, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) abriu uma sindicância para apurar as causas do colapso.