A ministra da Gestão e da Inovação, Esther Dweck, anunciou mudanças importantes nas diretrizes de Governança Corporativa e Administração de Participações Societárias da União (CGPAR), que serão implementadas por meio de decreto. As novas medidas incluem a criação de um calendário para reuniões periódicas envolvendo 16 ministérios, que terão como objetivo revisar as estatais federais e avaliar a viabilidade de mudanças no setor. Essas reuniões irão monitorar a performance das empresas e discutir o futuro das estatais dentro de uma nova estratégia de gestão.
O governo pretende melhorar a saúde financeira das estatais, com foco especial nas empresas que apresentam déficit. Inicialmente, 15 das 44 estatais federais serão avaliadas com base nos três decretos recentemente anunciados. A ideia é implementar uma série de reformas e ajustes que possam otimizar o funcionamento dessas empresas e evitar perdas financeiras significativas.
Além disso, a Comissão de Ministros terá um papel mais estratégico, monitorando a carteira de investimentos das estatais e decidindo, de forma contínua, quais empresas devem ser incluídas ou excluídas desse acompanhamento. O objetivo é garantir a sustentabilidade das estatais no longo prazo e evitar que elas se tornem um peso para o orçamento público, alinhando suas operações às necessidades do mercado e da economia.