O governo federal autorizou a realização de um concurso público para a Polícia Federal (PF), com um total de 192 vagas. A maior parte das oportunidades é destinada ao cargo de agente administrativo, com 100 vagas disponíveis. A autorização foi publicada na edição do Diário Oficial da União desta sexta-feira (6), com a assinatura da ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. A expectativa é que o edital de abertura seja publicado no prazo de até seis meses a partir dessa data, e a realização da primeira prova aconteça no prazo de dois meses após a divulgação do edital.
Além das vagas para agente administrativo, o concurso contempla outros cargos especializados, como assistente social (13 vagas), contador (9 vagas), enfermeiro (3 vagas), médico (35 vagas), psicólogo (6 vagas), farmacêutico (2 vagas), nutricionista (1 vaga), estatístico (4 vagas), administrador (6 vagas), técnico em comunicação social (3 vagas) e técnico em assuntos educacionais (10 vagas). Contudo, a portaria não divulgou informações sobre salários ou carga horária de trabalho para as vagas.
A autorização do concurso vem em um momento de expansão e reestruturação da Polícia Federal, com o objetivo de fortalecer a instituição e ampliar a prestação de serviços em diversas áreas. O concurso deverá atrair um grande número de candidatos, e a expectativa é que a seleção seja altamente concorrida devido à estabilidade e aos benefícios do cargo público.