O governo federal encaminhou nesta segunda-feira (30) ao Tribunal de Contas da União (TCU) o projeto do túnel imerso que ligará as cidades de Santos e Guarujá, no estado de São Paulo. Com um investimento estimado superior a R$ 6 bilhões, o projeto integra o Novo PAC e será financiado igualmente pelo governo federal e pelo estado paulista. A obra, que tem previsão de início em 2025, promete beneficiar mais de duas milhões de pessoas, ao melhorar a mobilidade urbana e separar o tráfego portuário do urbano, com o objetivo de reduzir congestionamentos e aumentar a qualidade de vida na Baixada Santista.
O túnel, com 870 metros de extensão e 21 metros de profundidade, será o primeiro do tipo imerso na América Latina. Ele incluirá vias para veículos, transporte público, caminhões, bicicletas e pedestres, e ainda permitirá a adaptação para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Além da construção do túnel, o projeto prevê a concessão do Canal do Porto de Santos, com o intuito de aprofundar o calado do porto, melhorando a capacidade para receber embarcações de maior porte, um passo crucial para manter o Porto de Santos como um dos principais polos logísticos do Brasil, responsável por 30% da corrente de comércio do país.
O projeto depende agora da aprovação do TCU e da definição do processo de concessão, que escolherá a empresa responsável pela construção, operação e manutenção do túnel. A expectativa é que o aumento da profundidade do calado, passando de 15 para 17 metros até 2025, traga benefícios não apenas para a infraestrutura local, mas também para a sustentabilidade e eficiência do transporte marítimo, alinhando-se com as metas de descarbonização e crescimento econômico do Brasil.