O governador Jorginho Mello autorizou, no dia 19 de dezembro, a nomeação de cinco novos auditores para a Controladoria-Geral do Estado (CGE). Esses profissionais serão responsáveis por atuar em áreas-chave como auditoria, corregedoria, ouvidoria, transparência e promoção da integridade dentro do governo estadual. As nomeações representam o primeiro grupo de profissionais convocados a partir do concurso realizado no início de 2023, que homologado em agosto deste ano, teve 95 aprovados.
De acordo com o controlador-geral do Estado, Pedro Waltrick, a principal tarefa inicial dos novos auditores será a fiscalização e a prestação de contas das transferências voluntárias realizadas pelo Governo do Estado a entidades sem fins lucrativos. Este trabalho está alinhado ao objetivo da CGE de garantir a transparência e a conformidade nos gastos públicos e nas ações do governo com a sociedade civil.
Os cinco auditores nomeados têm formações diversas, incluindo Ciências Contábeis, Ciências da Computação e Engenharia Civil. A nomeação destaca a diversidade de competências técnicas necessárias para enfrentar os desafios da Controladoria-Geral, promovendo a melhoria contínua das práticas de gestão pública e controle social no Estado.