O governo federal divulgou o calendário de pagamento do Bolsa Família para o ano de 2025. Os primeiros beneficiários a receber serão aqueles com Número de Identificação Social (NIS) terminado em 1, com o pagamento inicial previsto para o dia 20 de janeiro. O calendário segue uma ordem escalonada, com pagamentos realizados nos últimos 10 dias úteis de cada mês. Em dezembro, devido ao feriado de Natal, o pagamento ocorrerá entre os dias 10 e 23. Os beneficiários podem consultar as datas específicas conforme o final do seu NIS.
O critério principal para a elegibilidade ao programa continua sendo uma renda mensal familiar de até R$ 218 por pessoa. Além disso, os beneficiários devem cumprir algumas contrapartidas, como garantir a matrícula de crianças e adolescentes na escola, realizar o acompanhamento pré-natal para gestantes e manter a vacinação das crianças em dia. A adesão ao programa exige também que as famílias estejam cadastradas no Cadastro Único, uma plataforma que serve como base para a inclusão em diversos programas sociais do governo.
Os pagamentos podem ser realizados por meio do aplicativo Caixa TEM, internet banking ou cartão do programa, que pode ser utilizado para compras nos estabelecimentos comerciais. Além disso, os beneficiários têm a opção de sacar os valores em caixas eletrônicos, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui. Essa flexibilidade permite que os cidadãos tenham acesso aos recursos de maneira prática e sem a necessidade de se deslocar até uma agência da Caixa Econômica Federal.