O ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou que o governo federal irá investir mais de R$ 100 milhões nas obras de recuperação da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que desabou no último domingo (22) na divisa entre Maranhão e Tocantins. A medida inclui a remoção dos escombros e a reconstrução da estrutura, com foco em garantir a segurança da nova ponte. Renan Filho afirmou que o ministério já possui todos os recursos e condições técnicas necessários para a execução da obra e para o acompanhamento dos danos causados pelo acidente.
De acordo com o ministro, as equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) estão em campo avaliando a situação e investigando as causas do colapso. A ponte, com 533 metros de extensão, cedeu no vão central, o que resultou na queda de diversos veículos, incluindo caminhões, carros e motocicletas. Até o momento, as autoridades confirmaram uma morte, 16 desaparecidos e uma pessoa hospitalizada. A Defesa Civil de Estreito segue acompanhando o resgate e os esforços de busca.
Com a situação de emergência decretada na região, o governo federal busca liberar os recursos necessários ainda em 2024 para iniciar as obras de reconstrução o mais rápido possível. O ministro destacou a urgência e o comprometimento do governo em resolver o problema, com a previsão de que a reconstrução seja contratada ainda este ano, para minimizar os impactos da tragédia e restabelecer a infraestrutura vital para a ligação entre os dois estados.