O Governo do Estado de Santa Catarina e o Hospital Baía Sul estabeleceram uma parceria para a realização de cirurgias ortopédicas na especialidade de artroplastia de joelho, dentro do Programa Estadual de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas. A medida visa acelerar o atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que aguardam na fila de espera. Com a colaboração, o hospital privado de Florianópolis será responsável por consultas, exames pré-operatórios e 100 cirurgias de alta complexidade, promovendo um atendimento mais ágil e eficiente.
A iniciativa faz parte de um esforço contínuo do governo estadual para diminuir a sobrecarga nos hospitais públicos e otimizar o acesso aos serviços de saúde. O procedimento de artroplastia de joelho envolve a substituição de uma articulação danificada por uma prótese, proporcionando ao paciente mais qualidade de vida, permitindo que ele retome suas atividades diárias sem dor. Este projeto beneficia especialmente aqueles já cadastrados no Sistema de Regulação Estadual (Sisreg), agilizando o processo de atendimento para cirurgias eletivas.
Com a inclusão do Hospital Baía Sul, chega a oito o número de hospitais privados em Santa Catarina com convênios com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). O secretário estadual da Saúde destacou que a parceria visa não apenas melhorar a eficiência dos serviços, mas também a redução da sobrecarga em unidades públicas de saúde. A expectativa é que, com o avanço dessa rede de parcerias, o tempo de espera para procedimentos de alta complexidade diminua significativamente no estado.