O Governo de Santa Catarina apresentou, nesta sexta-feira, 13, ações para combater a dengue no estado. Durante coletiva de imprensa, o governador e o secretário da Saúde anunciaram a aquisição de 800 aparelhos hematócritos, destinados a auxiliar no manejo da doença, com foco na classificação da gravidade dos casos. Com investimento de R$ 7,9 milhões, a medida visa melhorar a gestão dos pacientes, ajudando a determinar se o tratamento pode ser feito em casa ou se é necessária a internação.
As autoridades destacaram que a dengue, além de afetar um número crescente de pessoas, representa uma ameaça significativa à saúde pública. Até o momento, Santa Catarina registrou 346.625 casos prováveis da doença e 340 óbitos, além de 65.843 focos do mosquito transmissor em 283 municípios. Diante da gravidade da situação, o governo declarou emergência e tem intensificado as ações, como a distribuição de medicamentos e a atualização do Plano de Contingência, com foco na eliminação dos focos do mosquito.
O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, também ressaltou a importância da parceria com os municípios para o sucesso dessas ações. A iniciativa visa não apenas conter a transmissão da dengue, mas também proporcionar os recursos necessários para que os municípios possam responder de maneira mais eficiente à crise. Mais informações sobre medidas de prevenção e combate à doença estão disponíveis no portal da Secretaria da Saúde do estado.