O Governo de Goiás, em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), lançou um edital com o objetivo de financiar missões de pesquisa internacional para estudantes de mestrado e doutorado. Serão disponibilizados R$ 700 mil para apoiar 35 projetos, com uma ajuda de custo de R$ 20 mil por estudante. As propostas devem ser enviadas até o dia 6 de janeiro de 2025, por meio da plataforma Sparkx-Fapeg.
A iniciativa abrange pesquisadores que já participaram de chamadas internacionais promovidas pela Fapeg, como o Programa Pesquisador Visitante Estrangeiro e o Programa de Integração Acadêmica Goiás-Uruguai. Pesquisadores doutores vinculados a programas de pós-graduação de instituições de ensino superior em Goiás poderão indicar alunos para as missões de pesquisa, que terão duração de 15 a 30 dias e ocorrerão em instituições estrangeiras.
Essa ação faz parte do Plano Diretor para a Educação Superior de Goiás e visa proporcionar experiência internacional para pesquisadores locais, contribuindo para a qualificação de capital humano e fortalecendo parcerias científicas entre Goiás e outros países. O projeto também reforça o compromisso do estado com a internacionalização da educação superior, ampliando a inserção de Goiás no cenário acadêmico global.