O Governo de Goiás abriu inscrições para o programa Aprendiz do Futuro, com o objetivo de oferecer uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho para adolescentes em situação de vulnerabilidade social e econômica. As inscrições vão até 30 de dezembro de 2024 e podem ser realizadas por meio do site do programa. Podem se inscrever jovens de 14 a 15 anos e 11 meses, com renda familiar de até dois salários mínimos, que estejam matriculados em escolas públicas ou sejam bolsistas integrais em instituições privadas.
O programa, que visa promover a inclusão social e o desenvolvimento de habilidades profissionais, tem foco em áreas como tecnologia e mercado de trabalho. Além de garantir remuneração, benefícios como vale-alimentação, vale-transporte, seguro de vida e uniforme, os participantes terão carga horária de quatro horas diárias de trabalho e um dia semanal dedicado a cursos de reforço em Matemática e Português. A formação é oferecida em parceria com a plataforma Renapsi. O programa também possui cotas para jovens de etnia tradicional, pessoas com deficiência e casos de violência doméstica.
Criado em 2021, o Aprendiz do Futuro já empregou mais de 12 mil jovens em diversos órgãos públicos de Goiás. De acordo com o secretário da Seds, Wellington Matos, a proposta é fornecer um ambiente que permita aos jovens equilibrar trabalho e estudo, assegurando seus direitos trabalhistas e oferecendo suporte para o desenvolvimento educacional e profissional. O programa, com contratação via CLT, visa dar autonomia financeira aos participantes e contribuir para a melhoria das condições de vida de suas famílias.