O governo federal está avaliando a possibilidade de flexibilizar as restrições de voos no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com o intuito de aumentar o número de passageiros em 2025. Atualmente, o terminal está limitado a 6,5 milhões de passageiros anuais, o que impacta a receita da Infraero e forçou o deslocamento de voos para o Galeão, o aeroporto internacional mais distante do centro da cidade. A medida tem como objetivo equilibrar a operação dos dois aeroportos, mas o governo ainda realizará uma análise mais detalhada antes de tomar uma decisão.
A avaliação do Ministério de Portos e Aeroportos considera que seria possível aumentar o número de passageiros no Santos Dumont sem comprometer a qualidade do serviço. No entanto, a decisão também dependerá de outros fatores, como o impacto na economia local e o aumento da movimentação no Galeão, que nunca atingiu a demanda prevista e enfrenta dificuldades financeiras. A restrição no Santos Dumont foi uma forma de fortalecer a operação do Galeão, que foi concedido à iniciativa privada em 2014, mas enfrenta problemas de desempenho desde então.
Entidades empresariais e governamentais do Rio de Janeiro, incluindo a Federação das Indústrias e a Associação Comercial, são contrárias à flexibilização, alegando que a medida ajudou a equilibrar a demanda entre os dois aeroportos, melhorando a qualidade do serviço e favorecendo a operação internacional no Galeão. A questão será debatida em janeiro de 2025, quando a restrição completará um ciclo de 12 meses, e a decisão final poderá redefinir o cenário aeroportuário no Rio de Janeiro.