O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, compartilhou nas redes sociais uma imagem gerada por inteligência artificial (IA), onde aparece ao lado do empresário Elon Musk, para divulgar seu projeto de transferência da sede administrativa do governo. A foto foi utilizada para ilustrar a proposta de mover a sede do Morumbi para a região central da capital paulista, no bairro dos Campos Elíseos. No entanto, o Palácio dos Bandeirantes confirmou que a imagem era falsa e esclareceu que Musk não está no Brasil.
A publicação gerou repercussão, e o próprio governador brincou sobre a possibilidade de que a imagem fosse questionada, reforçando o tom humorístico ao sugerir que a foto retratava ele mostrando a cidade a Musk. No entanto, alguns detalhes na imagem, como falhas visíveis na camisa e no couro cabeludo de Musk, indicaram que ela foi de fato gerada por IA, o que foi confirmado através de ferramentas de detecção.
O projeto de transferência da sede do governo de São Paulo, que tem um investimento estimado em R$ 4 bilhões, visa revitalizar o Centro da cidade, aumentar o fluxo de pessoas e promover uma sensação de segurança na região. Especialistas elogiaram a iniciativa por aproximar a gestão pública da população, embora alertem para os desafios sociais que podem surgir, especialmente em relação à falta de políticas habitacionais para as pessoas em situação de vulnerabilidade.