Durante o evento para apresentar o balanço anual de gestão, realizado no Palácio dos Bandeirantes, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, ressaltou os avanços nas forças de segurança do estado, destacando as 168 mil prisões realizadas ao longo de 2024. Ele enfatizou que qualquer desvio de conduta nas forças de segurança será severamente punido, reiterando o compromisso com a integridade das instituições policiais.
O governador também celebrou os bons índices de segurança, mencionando que o estado atingiu os menores números históricos de roubos e homicídios em 2024, destacando que os índices são até menores do que os observados em países como os Estados Unidos. O governo de São Paulo investiu R$ 700 milhões em novos equipamentos e recrutou 7.800 policiais, com um aumento de 3.400 policiais civis nas ruas, visando melhorar ainda mais a segurança da população.
Apesar das melhorias na segurança, o evento não abordou os recentes episódios de violência policial que atraíram atenção da mídia. Dados sobre o aumento de mortes cometidas por policiais militares também não foram discutidos, embora esses números tenham gerado discussões públicas sobre o tema. A ausência de menção a esses episódios gerou questionamentos sobre como a administração estadual está lidando com tais questões delicadas.