O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, reiterou sua posição em defesa da autonomia dos estados para gerenciar a segurança pública durante um painel realizado em Itu, São Paulo, no último sábado (07/12). Caiado criticou a centralização de poder na União, afirmando que cada estado conhece melhor suas particularidades e pode agir de forma mais eficaz no combate à criminalidade. O governador destacou os avanços na segurança pública em Goiás, citando a redução de crimes como sequestros, invasões a propriedades rurais e a ausência de novos casos de “Novo Cangaço” no estado desde sua posse.
Durante o evento, Caiado também ressaltou a importância do agronegócio para a economia nacional, destacando a produção recorde de grãos no Brasil, com 320 milhões de toneladas destinadas ao abastecimento interno e à exportação. Ele enfatizou que o setor agrícola brasileiro é um exemplo mundial, especialmente em relação à preservação ambiental, e defendeu o aumento de investimentos em áreas como educação e inovação, com o objetivo de tornar o país mais competitivo globalmente.
O festival, que contou com a presença de outras autoridades, também teve um gesto de solidariedade por parte do empresário Manuel Tavares de Almeida Filho, proprietário da Coudelaria Rocas do Vouga, que anunciou que parte dos recursos arrecadados no evento será destinada ao Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (CORA), hospital especializado no tratamento de crianças com câncer. Caiado expressou sua gratidão pela contribuição, destacando a importância do hospital, que é o único especializado no tratamento infantil de câncer na região Centro-Oeste.