A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realizou, nesta quarta-feira (4), uma operação em Montes Claros com o objetivo de desmantelar um esquema de golpes em sites de relacionamento. A operação, chamada “Asmodeus”, cumpriu quatro mandados de busca e apreensão, que resultaram na apreensão de celulares utilizados pelos suspeitos. A investigação foi liderada pela Polícia Civil de Ibiporã (PR), em parceria com a PCMG.
Os criminosos usavam perfis falsos, frequentemente com fotos de mulheres retiradas da internet, para atrair vítimas em sites de encontros. Após estabelecerem contato com as vítimas, os suspeitos convenciam as pessoas a realizar pagamentos antecipados por aplicativos, prometendo encontros sexuais. Quando as vítimas tentavam desistir ou se recusavam a pagar, os golpistas usavam informações pessoais obtidas nas redes sociais para ameaçar a divulgação de conversas privadas para familiares e cônjuges, praticando extorsão.
Um dos suspeitos confessou a prática do crime e revelou que o esquema envolvia várias pessoas. No entanto, ele não forneceu informações que ajudassem a identificar outros envolvidos. A PCMG alerta sobre os riscos de golpes em ambientes virtuais e orienta a população a proteger seus dados pessoais, especialmente em interações online, que podem expor usuários vulneráveis a fraudes.