O Governo de Goiás deu um passo importante rumo à sustentabilidade ao inaugurar a primeira usina solar da rede estadual de saúde no Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), localizado em Uruaçu, nesta segunda-feira (16/12). Com capacidade para gerar 330 MWh por ano, a usina é a maior já instalada em hospitais no Brasil e trará uma economia anual de R$ 160 mil para a manutenção da unidade. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Estado e a Equatorial Goiás, e visa reduzir custos operacionais e promover a sustentabilidade no sistema público de saúde.
Inaugurado há três anos, o HCN já se consolidou como um centro de referência para os 60 municípios da macrorregião Centro-Norte, recebendo R$ 117 milhões em investimentos. Além de oferecer serviços médicos avançados, como ressonância magnética e tomografia, o hospital também implementou práticas sustentáveis, como o uso racional de água, eficiência energética, e a gestão adequada de resíduos sólidos. A usina solar contribuirá para a redução de aproximadamente 1.000 toneladas de emissão de CO2 por ano, reforçando o compromisso do hospital com a preservação ambiental.
O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, ressaltou que o projeto serve como modelo para expandir serviços sustentáveis na rede estadual de saúde. O hospital de Uruaçu tem sido uma peça fundamental na descentralização do atendimento médico na região, resolvendo um antigo problema de acesso à saúde. A ação também reflete os esforços do governo estadual em alinhar avanços na gestão pública com a proteção ambiental e a eficiência no uso de recursos.