No início da gestão, eram 27 salas. Ampliação reflete compromisso com inclusão e atendimento aos estudantes com Necessidades Educacionais Especiais
A rede municipal de Educação de Goiânia finaliza o ano com 80 Salas de Recursos Multifuncionais em funcionamento, distribuídas em escolas e unidades de Educação Infantil. O número representa um crescimento expressivo em relação a 2021, quando havia apenas 27 salas. Em agosto de 2023, a cidade contava com 54 unidades, e, desde então, foram inauguradas mais 26.
As 80 salas de recursos multifuncionais oferecem Atendimento Educacional Especializado (AEE), que é personalizado e complementar, para estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), no contraturno escolar. Esses espaços são adaptados às demandas específicas de cada estudante, proporcionando intervenções pedagógicas com materiais didáticos adaptados e promovendo a integração entre os professores especializados e os regentes.
O secretário de Educação, Danilo de Azevedo, destacou a relevância desse avanço. “O crescimento expressivo demonstra a importância de oferecer recursos de acessibilidade e reduzir barreiras educacionais. A expansão garante que mais crianças e estudantes com NEE recebam o suporte necessário para seu desenvolvimento acadêmico e pessoal, com ambientes acessíveis, carteiras adaptadas e materiais pedagógicos essenciais ao processo de ensino-aprendizagem”, afirmou.
Salas
As salas de recursos multifuncionais são localizadas próximas às residências dos estudantes com NEE, o que facilita o acesso e a permanência escolar. Nas salas, podem ser atendidos estudantes com Transtornos do Espectro Autista (TEA), síndromes, surdez/deficiência auditiva, surdocegueira, baixa-visão/cegueira, deficiência física, deficiência intelectual, deficiência múltipla, transtornos funcionais específicos, condutas típicas, altas habilidades e superdotação e outros.
Fotos: SME