O general da reserva Walter Souza Braga Netto será mantido sob custódia do Exército Brasileiro na cidade do Rio de Janeiro. Ele ficará em uma sala especial localizada no Comando da 1ª Divisão de Exército, na Vila Militar, em Deodoro, zona oeste da cidade. O Exército confirmou a prisão e a custódia do general, que ocorreu na manhã deste sábado, por parte da Polícia Federal, em cumprimento a mandados relacionados a um inquérito sobre uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.
Além da prisão, a Polícia Federal realizou ações de busca e apreensão nas residências do general no Rio de Janeiro e do Coronel Flávio Botelho Peregrino, também da reserva, em Brasília. O Comando da 1ª Divisão de Exército, responsável por uma grande concentração de unidades operacionais, fica a cerca de 32 quilômetros da Superintendência da Polícia Federal no Rio. A unidade militar faz parte da Vila Militar, onde estão localizadas muitas das principais tropas e escolas militares da região.
Braga Netto, promovido a general em 2016, teve uma longa trajetória militar e comandou importantes unidades do Exército, incluindo o Comando Militar do Leste, uma das maiores concentrações de tropas da América Latina. Antes de seu comando mais recente, ele foi chefe da 1ª Região Militar, a qual é subordinada ao Comando da 1ª Divisão de Exército. A unidade foi criada em 1908 e ocupa o prédio histórico em que o general permanecerá preso desde 1938.