O Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) deu início à terceira fase da operação Laracna, nesta quinta-feira (5), em Patos de Minas. A ação teve como objetivo desarticular uma quadrilha envolvida no tráfico de drogas na região desde 2023. Durante o cumprimento de 10 mandados de busca e apreensão, duas pessoas foram presas em flagrante e diversos tabletes de maconha foram apreendidos. Além disso, 11 indivíduos foram denunciados pelos crimes de tráfico e associação criminosa.
A operação, coordenada pelo Gaeco com apoio da Polícia Militar e da Polícia Penal de Minas Gerais, vem no seguimento de ações anteriores, que resultaram em prisões e apreensões em Patrocínio e região. Em fases anteriores da operação, o foco foi o combate a crimes como roubos, furtos e tráfico de drogas, com a apreensão de veículos e entorpecentes. A operação também buscou desarticular redes criminosas envolvidas em atividades ilícitas nas cidades vizinhas.
A segunda fase da operação Laracna, ocorrida no final de 2023, teve como alvo uma quadrilha envolvida em roubos a bancos e lotéricas, com ações em Patos de Minas e São Gotardo. Investigações indicam que o grupo atuava de forma organizada em várias cidades da região do Alto Paranaíba. A operação segue sendo realizada com o objetivo de fortalecer a segurança e combater o crime organizado em Minas Gerais.