O Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) deu início nesta quinta-feira (5) à terceira fase da operação Laracna em Patos de Minas. A ação cumpriu 10 mandados de busca e apreensão, visando desarticular um grupo envolvido com o tráfico de drogas na região desde 2023. Durante a operação, duas pessoas foram presas em flagrante, e diversos tabletes de maconha, fracionados em diferentes tamanhos, foram apreendidos. A operação contou com a colaboração da Polícia Militar e da Polícia Penal de Minas Gerais.
As investigações indicam que o grupo denunciado é responsável por crimes relacionados ao tráfico de drogas e associação criminosa, com 11 pessoas apontadas nas denúncias. A operação teve continuidade em outras cidades da região, com desdobramentos em ações anteriores que resultaram na prisão de criminosos envolvidos em roubos, furtos e no tráfico ilícito de entorpecentes, com o sequestro de veículos e apreensão de drogas.
Na segunda fase da operação, realizada em 5 de dezembro, foram cumpridos mandados de prisão e busca em Patos de Minas e São Gotardo. O foco da investigação também se estendeu para outras cidades da região, como Cruzeiro da Fortaleza, e envolveu crimes de roubos e furtos a bancos e lotéricas. As ações buscam combater a atuação de quadrilhas criminosas em diversas áreas do Alto Paranaíba e Noroeste de Minas.