Gabriel Galípolo, o novo presidente do Banco Central (BC), assinou o termo de posse do cargo nesta segunda-feira (30), no Palácio da Alvorada, em cerimônia com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Embora o termo tenha sido assinado nesta data, a posse oficial de Galípolo será realizada no dia 1º de janeiro, quando a nomeação será publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Atualmente, Galípolo já exerce a função de presidente interino do Banco Central, devido ao recesso do atual titular, Roberto Campos Neto. Além de Galípolo, outros três diretores que ocuparão cargos no BC também deverão tomar posse na mesma data. A expectativa é de que as nomeações reforcem o time de liderança da instituição para o próximo ciclo de gestão.
Com 37 anos, Galípolo se tornará o presidente mais jovem do Banco Central neste século. O novo mandatário enfrentará desafios importantes, como a manutenção da autonomia da instituição e o compromisso com a política de controle da inflação, além de gerenciar a relação com o governo federal, o que será fundamental para sua gestão à frente da autoridade monetária.