A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) apresentou, em reunião realizada em 12 de dezembro, os resultados do Gabinete de Crise das UTIs de Goiânia ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO), ao Ministério Público (MP-GO) e ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-GO). Em 16 dias de operação, a ação encaminhou 831 pacientes para leitos de enfermaria e UTI, sem registrar óbitos de pacientes que aguardavam leitos intensivos. A estratégia de acompanhamento diário e a melhoria nos critérios de avaliação permitiram uma redução significativa nas solicitações diárias de leitos, com a diminuição de 24 para 5 vagas de UTI e de 174 para 78 vagas de enfermaria.
Além de otimizar os leitos existentes, o Gabinete de Crise ampliou a oferta de leitos de UTI em várias unidades de saúde. Foram abertas 20 vagas de UTI adulto no Hospital Ruy Azeredo, 16 no Hospital das Clínicas e 40 no Hospital Estadual de Águas Lindas, totalizando mais de 70 novos leitos entre adultos, pediátricos e neonatais. Esses esforços resultaram em avanços no atendimento à população e evidenciam a eficácia das parcerias entre as esferas estadual, municipal e as equipes de transição do governo municipal.
O trabalho realizado foi amplamente reconhecido por diversas autoridades, como o procurador-geral do Ministério Público de Contas, que elogiou os avanços alcançados. A presidente do Cosems-GO destacou o impacto positivo nas cidades do interior de Goiás, considerando que Goiânia centraliza a oferta de serviços de saúde de média e alta complexidade para todo o estado. O Gabinete de Crise tem sido um modelo de organização e cooperação entre as diferentes esferas de governo e entidades, com o objetivo de mitigar a crise de saúde pública e melhorar a assistência à população goiana.