A segunda fase da Fuvest, vestibular para a Universidade de São Paulo (USP), será realizada neste domingo (15) e segunda-feira (16) em várias cidades do estado de São Paulo, incluindo São Carlos e Pirassununga. Mais de mil candidatos irão prestar as provas, sendo 744 em São Carlos e 305 em Pirassununga. As provas terão início às 13h, com duração de cinco horas, e os participantes deverão responder a 22 questões dissertativas e uma redação. No primeiro dia, serão 10 questões de português e a redação, enquanto no segundo, os candidatos terão questões específicas de suas áreas de interesse.
Os locais de prova em São Carlos serão na Unicep, enquanto em Pirassununga, na Faculdade de Tecnologia, Ciência e Educação (Fatece). O processo seletivo deste ano conta com a inscrição de 107.330 candidatos, sendo 11.213 treineiros. A USP oferece 8.147 vagas, distribuídas entre ampla concorrência e cotas para egressos de escolas públicas, além de pessoas autodeclaradas pretas, pardas e indígenas. A relação candidato-vaga para o curso de Medicina, que continua sendo o mais concorrido, diminuiu este ano de 117,6 para 95,6, devido à unificação das opções de campus.
Para a prova, os candidatos devem levar documento de identidade, caneta azul, lápis ou lapiseira, régua e alimentos, sendo proibidos itens como boné, relógio e aparelhos eletrônicos, que devem ser desligados e guardados. O resultado da primeira chamada para matrícula será divulgado no dia 24 de janeiro de 2025.