A segunda fase da Fuvest 2025, que seleciona candidatos para a Universidade de São Paulo (USP), acontece neste domingo (15) e segunda-feira (16), com provas discursivas de português, redação e disciplinas específicas para cada curso. O exame será realizado em 23 cidades da região metropolitana de São Paulo e do interior e litoral paulista. Os portões abrem às 12h, com início das provas às 13h, e o término da permanência no local ocorrerá até as 17h.
No primeiro dia, os candidatos terão que responder a 10 questões discursivas de português e elaborar uma redação dissertativa-argumentativa, com tema a ser definido no momento da prova. A avaliação da redação leva em conta o desenvolvimento do tema, a coerência argumentativa e a correção gramatical. Já no segundo dia, as provas variam conforme o curso escolhido, com questões específicas das disciplinas pertinentes à área, como geografia, história e matemática, para candidatos a cursos como direito, por exemplo.
Os resultados oficiais da Fuvest 2025 serão divulgados no dia 24 de janeiro de 2025, com a publicação de listas de chamada para matrícula e listas de espera. Ao todo, serão oferecidas 8.147 vagas, distribuídas entre ampla concorrência e cotas para alunos egressos de escolas públicas e autodeclarados negros, pardos ou indígenas. A Fuvest também detalha os itens permitidos e proibidos durante a prova, como a exigência de caneta esferográfica preta ou azul e a proibição de dispositivos eletrônicos.