A segunda fase da Fuvest 2025 ocorrerá nos dias 15 e 16 de dezembro, com provas discursivas de português, disciplinas específicas e uma redação. O exame começa às 13h, com abertura dos portões às 12h, e a saída dos candidatos será permitida a partir das 15h, com horário máximo de permanência até 17h. No primeiro dia, os participantes responderão a 10 questões de português e deverão produzir uma redação dissertativo-argumentativa. O segundo dia varia conforme o curso, com provas específicas de duas a quatro disciplinas, como história, geografia e matemática, para candidatos ao curso de direito, por exemplo.
A pontuação da segunda fase é composta por 100 pontos para cada dia de prova, com a média entre a primeira fase e a segunda fase determinando a nota final. Para cursos que exigem provas de competências específicas, como música e artes cênicas, a nota dessas provas será duplicada. A redação será avaliada com base no desenvolvimento do tema, organização do texto, coerência dos argumentos e adequação gramatical. Ao contrário do Enem, a Fuvest exige que o candidato coloque um título na redação.
Os candidatos devem levar apenas itens essenciais para a prova, como documento de identidade e caneta esferográfica preta ou azul. Itens como alimentos leves, garrafa de água e materiais escolares são permitidos, enquanto dispositivos eletrônicos, como celulares e relógios, são proibidos. O resultado final será divulgado em 24 de janeiro de 2025, e os candidatos terão acesso a listas de chamadas para matrícula e lista de espera.