Os índices futuros dos EUA operam em alta nesta terça-feira, 3, com os investidores atentos ao relatório JOLTS de outubro, que traz informações sobre vagas de emprego, considerado um indicador para o aguardado payroll que será divulgado na sexta-feira. Além disso, os discursos de figuras importantes do Federal Reserve, como Adriana Kugler e Austan Goolsbee, também são esperados com atenção pelos mercados. As expectativas de um corte de 0,25 ponto percentual na taxa de juros na reunião do Fed de dezembro aumentaram, atingindo 75%, o que reflete uma tendência crescente de ajustes nas políticas monetárias.
O mercado de ações americano registrou altos recordes na segunda-feira, com o S&P 500 e o Nasdaq alcançando novas máximas intradiárias, enquanto o Dow Jones teve um pequeno recuo. Nos mercados asiáticos, a maioria das bolsas fechou em alta, seguindo os ganhos observados em Wall Street. O impacto das novas restrições dos EUA à China, relacionadas a chips e IA, mostrou-se menos severo do que o esperado, e as ações chinesas também reagiram positivamente após anúncios de novos planos de estímulo econômico para 2025.
Na Europa, os mercados operam em alta, mas com atenção voltada à crescente instabilidade política na França, onde o governo enfrenta moções de desconfiança e o risco de colapso. A crise política na Europa se agrava em um momento em que a Alemanha também se prepara para eleições antecipadas. Enquanto isso, o mercado de commodities registra uma leve alta no petróleo e no minério de ferro, com investidores atentos às possíveis mudanças nos planos de fornecimento da OPEP+ e a recuperação econômica da China. O Bitcoin, por sua vez, teve uma pequena queda no valor.