A Federação Paulista de Futebol (FPF) atendeu ao pedido do Ministério Público e determinou que o clássico entre Ponte Preta e Guarani, válido pelo Campeonato Paulista de 2025, será realizado com torcida única. Apesar do interesse dos clubes em contar com a presença de torcedores das duas equipes, a decisão foi influenciada pelos recentes episódios de violência envolvendo as duas torcidas. A medida visa prevenir novos conflitos, como os registrados anteriormente em confrontos no estado de São Paulo.
O clássico entre as equipes de Campinas já teve torcida única em outras edições, como em 2018, e desde então, os times se enfrentaram 18 vezes, com o desempenho relativamente equilibrado, com ligeira vantagem para a Ponte Preta. Em jogos com o apoio de sua torcida, a equipe conquistou cinco vitórias, três empates e uma derrota, enquanto o Guarani, como mandante, obteve quatro vitórias e perdeu apenas uma vez. A influência do apoio da torcida da casa tem sido uma constante nos resultados do dérbi.
O episódio mais recente de violência entre as torcidas aconteceu em março deste ano, quando ocorreram confrontos nas proximidades do estádio Brinco de Ouro da Princesa, antes de uma partida entre Oeste e Ferroviária. Diante disso, a FPF e o Ministério Público decidiram manter a medida de torcida única para o primeiro confronto de 2025, marcado para 9 de fevereiro, pela oitava rodada do Campeonato Paulista. A rivalidade entre as equipes também será vivida no Campeonato Brasileiro, na Série C.