Isak Andic, fundador e ex-proprietário da famosa marca de moda espanhola Mango, faleceu no último sábado (14) após um trágico acidente nas montanhas de Montserrat, nas proximidades de Barcelona. Segundo autoridades locais, o empresário de 71 anos escorregou e caiu de um penhasco enquanto caminhava com parentes pela região. A queda foi de mais de 100 metros de altura.
Nascido em Istambul, Andic se mudou para a Catalunha com sua família na década de 1960 e fundou a Mango em 1984. Sob sua liderança, a marca cresceu e se consolidou como uma das principais varejistas de moda do mundo, alcançando um faturamento de 3,1 bilhões de euros em 2023. A Mango atualmente possui uma forte presença global, com 33% de seus negócios realizados online e operação em mais de 120 mercados.
Apesar de ter se afastado da gestão direta da empresa, Andic era presidente não executivo da Mango no momento de sua morte. Seu legado permanece na marca que ele criou, e o CEO da empresa, Toni Ruiz, afirmou em comunicado que a Mango continuará sendo um reflexo da ambição e do orgulho que Andic tinha pela empresa.