A Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) aguarda a regularização do fornecimento de medicamentos essenciais que estão em falta nos municípios. O prefeito de Campinas e vice-presidente de Saúde da FNP, Dário Saadi, anunciou que o Ministério da Saúde prometeu resolver os problemas de abastecimento nas próximas semanas. A falta de medicamentos como o fumarato de dimetila, usado no tratamento de esclerose múltipla, e a dificuldade de acesso à insulina nas Farmácias Populares têm gerado preocupação entre as administrações municipais.
Em entrevista à Rádio Eldorado, Saadi destacou que os problemas no fornecimento de insulina e outros medicamentos têm afetado diretamente a população, especialmente em relação a tratamentos contínuos. O prefeito também mencionou que a expectativa é que a situação se normalize ainda no decorrer da segunda quinzena de dezembro, após diversas promessas feitas pelo governo federal.
As causas para o desabastecimento apontadas pelas autoridades incluem dificuldades logísticas, como a escassez de matéria-prima por parte dos fabricantes, e problemas no processo de compras públicas, incluindo complicações no pregão eletrônico para aquisição dos remédios. As prefeituras esperam que essas questões sejam solucionadas rapidamente para garantir o acesso contínuo da população a tratamentos essenciais.