A operadora Fraport anunciou, no dia 13 de dezembro, a conclusão das obras de recuperação na pista do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, que agora retoma sua operação com a extensão total de 3,2 mil metros. Além da pista, foram recuperadas as taxiways e o terminal de passageiros, que também sofreram danos significativos após as fortes enchentes que atingiram a região. Com a reabertura da pista, os voos internacionais serão retomados, com o primeiro voo vindo da Cidade do Panamá, operado pela Copa Airlines, previsto para a madrugada de 19 de dezembro.
As rotas internacionais de Porto Alegre serão gradualmente retomadas nas próximas semanas. Os voos para Lima, no Peru, estão programados para começar no dia 2 de janeiro, enquanto os de Santiago, no Chile, retornam no dia 3 de janeiro. As operações das companhias Aerolíneas Argentinas e Sky Airlines voltarão em 2024, em março e junho, respectivamente. A TAP, de Portugal, também confirmou o retorno da sua rota para Lisboa, mas ainda não anunciou a data exata para o reinício das operações.
O Aeroporto Salgado Filho havia sido parcialmente reaberto ao tráfego comercial no final de outubro, após ter permanecido fechado por quase seis meses em razão das enchentes devastadoras que afetaram a capital gaúcha em maio. As enchentes submergiram 75% da pista e atingiram fortemente o terminal de passageiros. O desastre natural, que também causou graves danos em outras áreas do Rio Grande do Sul, resultou em mais de 170 mortes e deixou centenas de milhares de pessoas desalojadas, sendo considerada a maior catástrofe climática da história do estado. Especialistas alertam que eventos climáticos extremos, como o ocorrido, deverão se tornar mais frequentes e intensos devido ao aquecimento global.