Neste sábado (14), o Fortaleza terá eleições para a presidência, com José Rolim Machado como candidato único, e para diversos conselhos administrativos do clube. Machado, engenheiro e empresário, será eleito para um mandato até 2027, com os vice-presidentes Cláudio Mauricio Muniz Rodrigues e Mauricio Braga de Oliveira. Ele faz parte do grupo político do atual presidente, Alex Santiago, e do ex-presidente Marcelo Paz, atual CEO da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Fortaleza. Além da presidência, também ocorrerão eleições para a mesa diretora do Conselho Deliberativo, o Conselho de Orientação e Fiscalização, e o Conselho de Ética e Disciplina, todas com chapas únicas.
A votação acontecerá na sede do clube, das 8h às 15h, com a possibilidade de participação de 9.569 sócios-torcedores. Para votar, o associado precisa estar em dia com o clube e com mais de dois anos de plano. Os sócios que moram fora do Ceará poderão votar online por meio do portal Gov.br, após receberem um link por e-mail. Durante o dia de votação, os eleitores terão acesso ao salão de troféus e poderão participar de uma feijoada promovida pelo clube. A eleição de hoje marcará a continuidade de uma gestão com ampla participação do público e engajamento da torcida.
O atual presidente, Alex Santiago, não buscará a reeleição, mas seguirá vinculado ao clube após ser convidado por Marcelo Paz para assumir a direção do futebol do Fortaleza em 2025. Considerado um dos principais responsáveis pelos recentes sucessos do clube, Santiago desempenhou papel fundamental na contratação do técnico Juan Pablo Vojvoda e na estruturação da SAF. Em 2023, com a transformação do departamento de futebol em SAF, Santiago assumiu a presidência da associação, enquanto Paz passou a comandar o futebol diretamente como CEO.