Pelo menos cinco palestinos foram mortos em ataques realizados por forças israelenses na manhã e tarde desta terça-feira (24), em um campo de refugiados perto de Tulkarm, na Cisjordânia. Entre as vítimas fatais estão uma mulher de 53 anos e um jovem de 18, além de outros dois palestinos que morreram em um bombardeio subsequente. Sete pessoas ficaram feridas, sendo três delas gravemente. O Ministério da Saúde palestino relatou ainda que equipes de resgate foram impedidas de chegar ao local, após serem alvo de disparos das forças israelenses.
As forças armadas de Israel, por sua vez, afirmaram que os ataques fazem parte de uma operação antiterrorismo na região. De acordo com os militares israelenses, um palestino foi morto e 18 outros foram detidos durante a operação em Tulkarm, além da apreensão de armas. Em resposta, aviões israelenses atacaram militantes armados no campo de refugiados de Nur Shams, um dos alvos do conflito em curso.
O ataque ocorre em meio ao aumento das tensões na Cisjordânia, após o início da guerra em Gaza, que teve início com um ataque do Hamas em outubro de 2023. Desde então, tanto palestinos quanto israelenses têm registrado um número significativo de vítimas. Em Tulkarm, além das mortes e feridos, houve a destruição de infraestrutura no campo de refugiados, incluindo casas e parte das instalações do sistema de abastecimento de água.