Uma operação realizada nesta segunda-feira (16) pelas polícias Federal, Civil e Militar, além do Gaeco, desmantelou uma quadrilha especializada em roubos a carros-fortes no estado de São Paulo. A ação busca cumprir 15 mandados de prisão e 48 mandados de busca e apreensão em 17 cidades, sendo uma continuidade da operação Carcará, deflagrada após um ataque a um carro-forte na região de Franca, em setembro. Além das prisões e apreensões, a operação inclui o bloqueio e sequestro de bens relacionados aos criminosos.
A investigação tem como alvo membros da organização criminosa, que esteve envolvida em uma tentativa de roubo a um carro-forte na Rodovia Cândido Portinari, onde os suspeitos utilizaram explosivos e armamento pesado. Embora não tenham conseguido roubar o dinheiro, o ataque gerou uma intensa troca de tiros, resultando em feridos, incluindo funcionários da empresa de transporte de valores e policiais. Uma segunda troca de tiros, dias depois, levou à morte de um policial e três criminosos. A operação ainda envolve o sequestro de bens, como veículos e imóveis, vinculados ao crime organizado.
Na primeira fase da operação, em outubro, a polícia prendeu um suspeito após uma troca de tiros em Paraisópolis, na capital paulista. Até o momento, dois suspeitos estão presos. A operação Carcará, que leva o nome de um sargento da PM, continua em andamento, com a meta de desarticular completamente a rede criminosa responsável pelos ataques violentos e pelo tráfico de armas e explosivos.