No dia 8 de dezembro, Salvador celebra a festa de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Bahia, com uma série de eventos religiosos em diversos pontos da cidade. A programação começou em 29 de novembro com os novenários e culmina no domingo, quando fiéis de várias paróquias se reúnem para honrar a Virgem Maria. Além da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, outras paróquias da cidade também terão celebrações especiais, com destaque para a celebração dos 170 anos da Proclamação do Dogma da Imaculada Conceição, proclamado pelo Papa Pio IX em 1854.
As festividades na Basílica Santuário incluirão uma alvorada, seguidas de missas ao longo do dia, e culminarão com uma procissão que percorre o bairro Comércio. A Solene Celebração Eucarística, presidida pelo Arcebispo Cardeal Dom Sergio da Rocha, será um dos momentos centrais, com a tradicional procissão passando pelas ruas do bairro. Para garantir a organização e segurança, a Transalvador implementará alterações no tráfego, com bloqueios e interdições nas vias próximas à Basílica durante a festa.
Outras paróquias da cidade também têm programações especiais, como a Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Valéria, que realizará procissões e missas com temas religiosos. As celebrações em Itapuã, Lapinha e Periperi também terão missas e procissões, com ajustes no tráfego para garantir o bom andamento dos eventos. A festa de Nossa Senhora da Conceição é uma das maiores celebrações religiosas de Salvador, unindo os fiéis em devoção à padroeira do estado.