Na manhã de terça-feira, 24 de dezembro, um problema técnico afetou o sistema da American Airlines, resultando na suspensão temporária de todos os voos da companhia nos Estados Unidos. A falha, que ocorreu durante um dos períodos mais movimentados de viagem do ano, gerou atrasos de cerca de 90 minutos em vários voos. A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) chegou a suspender as operações da empresa até que o problema fosse resolvido. A companhia aérea se desculpou pelos transtornos e informou que o serviço foi restabelecido após a correção da falha.
A falha técnica afetou a capacidade da American Airlines de realizar cálculos essenciais para a segurança dos voos, como o peso e o balanceamento das aeronaves. Em vários aeroportos, passageiros relataram falta de informações claras sobre os novos horários de decolagem, aumentando o desconforto no momento. Em Fort Lauderdale, por exemplo, um agente informou que o sistema estava “fora do ar”, enquanto os passageiros aguardavam no portão sem uma previsão de resolução.
Apesar do impacto inicial nos voos e nas negociações de ações, que chegaram a cair quase 3% no pré-mercado, a American Airlines conseguiu retomar as operações, e as ações se recuperaram, subindo 1% após a resolução do problema. A interrupção afetou mais de 3.300 voos domésticos programados para aquele dia, com muitos passageiros como David Myers, que viajavam para passar o Natal com suas famílias.