A exposição “Psicotrópico”, do artista e ilustrador Gustavo Henrique Dorado, está em cartaz no Centro Cultural João Fona, em Santarém, até o dia 20 de dezembro. A mostra apresenta uma série de peças exclusivas da coleção que une influências psicodélicas e referências à fauna, flora e cultura amazônica. Com acesso gratuito, a exposição oferece uma experiência imersiva e provoca reflexões sobre as percepções da realidade por meio de cores vibrantes e formas surrealistas.
A coleção “Psicotrópico” foi lançada oficialmente em agosto de 2024 na Casa Uru, em Alter do Chão, e tem como inspiração o calor tropical e a saturação de cores típicas da Amazônia. O nome da coleção reflete a fusão entre psicodelia e elementos tropicais, criando uma proposta artística que transgride a lógica e explora novas formas e composições. As peças, que incluem roupas como camisas e kimonos de linho, ecobags e chapéus, estão expostas para o público com um enfoque no surrealismo amazônico, que mistura a natureza local com uma estética única e imaginativa.
Gustavo Dorado, um ilustrador autodidata com formação em Psicologia, utiliza a arte como ferramenta de expressão cultural e social. A sua trajetória, marcada por exposições e projetos em diferentes áreas, como design e ilustração, tem se consolidado em Santarém, onde ele reside. A coleção “Psicotrópico” é um dos resultados do Projeto Iapy, apoiado pela Lei Paulo Gustavo, e integra a identidade criativa da marca Haus G, que busca reinterpretar a realidade através da arte, explorando a riqueza da Amazônia de forma inovadora.