A Galeria Takeo Sawada, localizada no Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente (SP), recebe até o dia 10 de janeiro a exposição “Povo Vivo – Lideranças Indígenas e Brasileiras Resistentes”. Com entrada gratuita, o evento está aberto de segunda a sábado, das 8h30 às 22h, e aos domingos e feriados, das 16h às 22h. A mostra reúne dez obras que utilizam tintas naturais e Nankim Eco sobre papel reciclado, retratando lideranças indígenas de várias regiões do Brasil.
O artista Marcos Goes, responsável pela curadoria da exposição, usa técnicas sustentáveis para criar suas obras, com pigmentos naturais e tintas produzidas com baixo impacto ambiental. A proposta da exposição é refletir sobre a ancestralidade indígena, homenageando a resistência e o conhecimento transmitido por essas lideranças, além de buscar um novo olhar sobre a história dos povos originários no Brasil.
A exposição também visa oferecer uma reflexão sobre a importância da preservação cultural e a conexão espiritual com a natureza, alinhando a arte à sustentabilidade. O Centro Cultural Matarazzo, localizado na Rua Quintino Bocaiúva, 749, em Presidente Prudente, oferece uma oportunidade para que o público possa conhecer e refletir sobre esses temas até o início de 2024.