O Sistema Expectativas de Mercado, base do relatório Focus do Banco Central, revela que o mercado financeiro espera um aumento na taxa Selic até 13,75% até maio de 2025, retornando ao pico registrado em agosto de 2022. A projeção sugere que o Banco Central deverá aplicar dois aumentos de 0,75 ponto percentual em dezembro de 2024 e janeiro de 2025, seguidos por mais dois aumentos de 0,5 ponto percentual em março e maio. A expectativa é que a Selic se mantenha em 13,75% até setembro, quando deve cair para 13,50%.
Contudo, considerando apenas as projeções mais recentes, a trajetória da Selic poderia ser ainda mais acentuada, com uma possível alta para 14,0% até junho de 2025, mantendo-se neste patamar até novembro, e caindo para 13,75% no fim de 2025. Essa previsão é baseada nas atualizações de mais de 100 instituições financeiras feitas nos últimos dias úteis, refletindo um cenário mais sensível a novas informações econômicas.
Além disso, as expectativas de inflação também registraram alta. A mediana das projeções do IPCA para os próximos quatro trimestres aumentou de 4,02% para 4,16%, indicando um cenário de persistente pressão inflacionária. Em relação a isso, o diretor de Política Monetária do Banco Central comentou sobre a dificuldade em controlar as expectativas, destacando que, apesar das possíveis elevações na taxa de juros, as projeções de inflação continuam em ascensão, o que representa um desafio para a política monetária do país.