Na manhã de quarta-feira (4), um executivo de uma das principais seguradoras de saúde dos Estados Unidos foi fatalmente atingido por tiros enquanto estava em frente ao hotel Hilton Midtown, em Manhattan, Nova York. A vítima, de 50 anos, estava em visita à cidade para uma conferência da empresa, a UnitedHealth Group, quando foi alvejada pelas costas por um homem mascarado. Após o crime, o atirador fugiu a pé, montando uma bicicleta elétrica, e foi visto pela última vez nas proximidades do Central Park.
A Polícia de Nova York, que classificou o ato como uma execução planejada, segue investigando a motivação por trás do assassinato. Imagens de câmeras de segurança mostram o criminoso se aproximando da vítima, o que sugere que o ataque não tenha sido um ato de violência aleatório. As autoridades estão oferecendo uma recompensa de US$ 10 mil (aproximadamente R$ 60 mil) para quem fornecer informações que levem à prisão do responsável.
O executivo, que atuava na UnitedHealth Group há 20 anos e desde 2021 comandava a divisão de seguros, gerenciava um dos maiores portfólios de planos de saúde dos Estados Unidos, com foco no Medicare privado. A morte do CEO interrompeu a conferência de investidores da companhia, e a empresa lamentou a tragédia. A UnitedHealth, que também possui negócios internacionais, incluindo no Brasil, é uma das maiores organizações de saúde do mundo.