O bullying tem um impacto significativo no desempenho escolar dos estudantes brasileiros, conforme aponta o Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (Timss). De acordo com os resultados, estudantes que relataram sofrer bullying apresentaram notas significativamente mais baixas do que aqueles que não relataram esse tipo de violência. Entre os alunos do 4º ano, por exemplo, os que sofreram bullying tiveram uma média de 368 pontos em matemática, enquanto os que não sofreram atingiram 427 pontos. A situação é similar no 8º ano, com uma queda nas médias de desempenho dos alunos que relataram bullying.
O bullying é definido como qualquer ato de violência física ou psicológica, repetitivo e intencional, com o objetivo de intimidar ou agredir a vítima. Esse comportamento pode ocorrer tanto em ambientes escolares quanto no mundo digital, afetando diretamente o bem-estar e o desempenho acadêmico dos alunos. A prática inclui atitudes como apelidos pejorativos, insultos, isolamento social e agressões físicas. De acordo com o estudo, cerca de 24% dos alunos do 4º ano e 23% dos do 8º ano afirmaram sofrer bullying, o que reflete um problema significativo no ambiente educacional.
O Brasil participa do Timss desde 2022, e os dados revelam que o país está abaixo da média internacional no desempenho em matemática e ciências. Mais da metade dos estudantes brasileiros não atingem os conhecimentos básicos dessas disciplinas, o que compromete seu aprendizado e futuro acadêmico. O estudo também aponta a necessidade de estratégias de conscientização, prevenção e combate ao bullying, conforme prevê a Lei 13.185/2015, que obriga as escolas a tomarem medidas eficazes para enfrentar esse problema.