Estudantes do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Professor Joaquim Carvalho Ferreira, de Goiânia, conquistaram o 1º e 3º lugares na Olimpíada de Inteligência Artificial Aplicada, realizada durante a Campus Party 2024, entre os dias 28 e 30 de novembro. A competição foi promovida pelo Governo de Goiás, em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e outras entidades, com o objetivo de capacitar jovens do Ensino Médio em Inteligência Artificial e incentivar a criação de soluções alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Ao longo de três dias de competição, os participantes desenvolveram propostas focadas em temas como erradicação da pobreza, saúde e bem-estar, e otimização de processos em setores como o de pequenas empresas. A equipe campeã, liderada por Eloise Carvalho, apresentou um projeto que utilizou inteligência artificial para otimizar a gestão de padarias, prevendo a necessidade de insumos e melhorando o gerenciamento de estoques. O impacto positivo dessa solução foi um dos pontos que garantiu o primeiro lugar.
Já o terceiro lugar ficou com a equipe Oito Bits, representada por Allan Jorge Kury de Andrade, que criou um sistema de IA para melhorar o relacionamento entre clientes e empresas, com foco na personalização da experiência do cliente. A competição reforçou o compromisso do Governo de Goiás em incentivar a inovação tecnológica e a formação de novos talentos, destacando o potencial dos estudantes e suas habilidades para resolver problemas práticos com soluções criativas e tecnológicas.